segunda-feira, 1 de julho de 2013

Edição Ilimitada


Edição ilimitada.

Desde que o mundo é mundo as notícias são manipuladas.
Sim, é verdade, não há escapatória.
E assim o é pelos mais diferentes motivos, às vezes até sem "maldade" - em outras com muita maldade! - mas o ditado é certo: "quem conta um conto, aumenta um ponto" - ou reduz, coloca uma virgula, aumenta um parágrafo...

Na escrita cuneiforme dos sumérios, passando pelos hieróglifos em pergaminho egípcio, até os copistas, escribas, gregos contadores de história, aos jornalistas e blogueiros... sempre que o homem narrar uma história, inevitavelmente ele irá impor suas impressões sobre ela.
Exemplo: Se você e eu presenciarmos um determinado acontecimento e, em seguida, nos dispusermos a relatar o que vimos, teremos percepções distintas.  Ainda que concordemos sobre o assunto, que estejamos dispostos a propagar a mesma coisa, um de nós terá visto uma nuance, um ponto, uma cor... diferente do outro. Imagina ainda se não concordarmos sobre o assunto? Xiiii...

Uma das primeiras lições que recebi na faculdade de História, é que jamais haverá uma verdade absoluta.
O que existem são versões da verdade e o aprofundamento do estudo procura aproximar-se da realidade dos fatos - porém, nunca um historiador será totalmente imparcial; por mais que se esforce, sua visão pessoal estará presente nas análises que se propuser a fazer.

Porque estou falando disso?
Porque estamos vivendo dias em que a frase "você está sendo manipulado pela mídia" virou bordão. 

Funciona mais ou menos assim: Se você gosta e concorda com determinado tema ou assunto (pode ser de tudo, desde uma musica, um cantor, uma religião, um partido politico, um determinado politico, um programa de televisão, um filme, um bicho, uma pedra na rua - vale tudo mesmo!), se você concorda com o que está sendo dito sobre a "coisa" e eu não concordo, você dirá: "Você está sendo manipulado pela mídia para não gostar disso e tal".
Se é ao contrario, se você não concorda, repudia, acha o fim do mundo! Então o discurso muda (embora seja o mesmo!): "Você está sendo manipulado pela mídia e não enxerga que isso é mal e blablabla..."

Ou seja: não sabemos pensar sozinhos!

É sério?? Que medo.

Esquisito.

Não, não vivo num mundo cor de rosa, sei muito bem que a manipulação das massas existe (repito: isso não é novidade, vem desde que o mundo é mundo, e nem vou citar o exemplo dos exemplos para não criar polêmica) mas acontece que vivemos uma era em que a informação bate a nossa porta - o que fazemos com ela é ainda uma grande questão - mas... pelo sim, pelo não, é fato que a nossa visão das coisas ainda é particular.
(Ou pelo menos, deveríamos ter visão das coisas).

Não quero me aprofundar no tema sobre a preguiça do povo em buscar conhecimento.

Quero apenas deixar a minha impressão pessoal (olha ela aí!): O que tenho visto atualmente, em grande parte das vezes, é que quando alguém diz "você está sendo manipulado pela mídia", essa pessoa quer tão somente convencê-lo a pensar como ela.


2 comentários:

  1. Oi, muito legal seu blog, muito interessantes suas ideias!

    Me visita também, http://umrelicariodeideias.blogspot.com.br/ , se curtir me segue e deixa um recado por lá também!
    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carina obrigada por sua visita! Vou te visitar também rs. Um abraço...

      Excluir